24 de jul. de 2008


"Espere o melhor; prepare-se para o pior; receba o que vier"
Proverbio chinês

23 de jul. de 2008

O TODO PODEROSO


O filme é bobo mas o tema é sugestivo.

Veja a minha reflexão sobre o filme
O Deus sem Poder

REQUIEM PARA UM SONHO


A dependencia é o tema. A toxicodepencia é só um exemplo. Não desejo ver este filme um segunda vez.

Veja a minha reflexão sobre o filme
O Inferno Existencial

A MISSÃO


Um filme histórico, comovente e reflexivo.

Veja a minha reflexão sobre o filme
A Humanização do Homem

EU SOU A LENDA


Uma mensagem sutil e inquietante escondida por trás de um tema batido.

Veja a minha reflexão sobre o filme
O Silêncio da Voz de Deus

BIG FISH


Um filme sobre a arte mais antiga da humanidade: a arte de contar histórias.

Ver a minha reflexão sobre o filme
Os mitos e a Bíblia Sagrada

PERFUME


Um filme estranho, filosófico e interessante.

Ver minha reflexão sobre o filme
Amor x Poder

22 de jul. de 2008


"Se morrer, morreu".
Ivan Drago (Rocky IV)

21 de jul. de 2008

PHILIP YANCEY

Escritor cristão

Philip Yancey (1949)é escritor e jornalista cristão americano. Seus livros venderam mais de 14 milhões de cópias e são lidos em 25 idiomas pelo mundo todo. Oriundo de uma tradição fundamentalista ele não temeu investigar honestamente as escrituras, encontrando os teusouros que encontramos nos seus livros.

O Jesus que eu nunca conheci – Philip Yancey

Mais uma vez Philip Yancey superou as minhas expectativas com relação a um de seus livros. O Jesus que eu nunca conheci realmente faz juz ao título que recebe, e apresenta um Jesus que a cristandade pouco conhece. A sinceridade de Yancey em questionar a sua própria tradição é o ponto alto do livro, que nasceu de um estudo minuncioso e sem pré-conceitos dos evangelhos. Buscando referencias nas três principais tradições envolvidas - católica, protestante e judaica - ele descreve o seu pensamento com ilustrações excelentes, frases precisas e muito bem construídas. Ao ler este livro percebemos que a maior parte dos cristãos preferiu o lado dos fariseus ao de Jesus, embora argumentem exatamente o contrário.

Sofrimentos do jovem Werther – Goethe

Sensacional. O livro tem um estilo totalmente próprio, realmente digno de uma obra prima. A história de Werther é subentendida pelo leitor a partir da leitura das cartas que este personagem escreve para seu amigo Wilhem. É incrível como aos poucos o leitor vai mergulhando na personalidade do pobre Werther, até o ponto de conhece-lo tão bem quanto o seu melhor amigo. É Nesta hora que Goethe faz a maldade: aproveita o nosso momento de fragilidade para estraçalhar-nos com a frieza dos fatos. Nas últimas 40 páginas o leitor é praticamente possuído pela história e não consegue parar de ler até que tenha terminado o livro.

Quem é Deus – Jean Claude Barreau


Pouquíssimos livros escritos por autores eruditos são tão espirituais como este. É um livro coerente, provocante e poético. É praticamente um grande sermão para intelectuais. Chamaram-me muito a atenção as partes em que o autor fala sobre o “semblante de Cristo"; "as imagens do Deus dos Evangelhos"; “o homem tridimensional”, e do papel do Espírito no homem. Esse pequeno livro exerceu uma grande influencia sobre mim. De fato me atingiu, me fez refletir seriamente sobre minha vida, e me levou a tomar novos rumos.

Quando tudo não é o bastante – Harold Kushner


No início da leitura achei que iria ser mais um desses livros de auto-ajuda com uma vestimenta cristã, mas me enganei. Não deixa de ser um livro de auto-ajuda, porém sem dúvida muito bem trabalhado e acima da média. Acompanhado por três linhas mestras – a exposição do livro de Eclesiastes, alguns pensamentos de Jung, e inúmeros exemplos e situações do dia a dia – a leitura é fácil, agradável e profunda. É um livro que não me arrependi de ter lido, embora poucas novidades tenha acrescentado ao meu pensamento.

"Só existem dois tipos de tragédias humanas: uma é não conseguir o que se quer; a outra é conseguir".

Oscar Wild

CRASH - NO LIMITE


Filme inquietante porque mexe na ferida: todos nós temos preconceitos o diretor prova isso ao longo do filme.
Veja minha reflexão sobre o filme

“Eu seria cristão sem nenhuma dúvida, se os cristãos o fossem 24 horas por dia”.
Ghandi


"O que seria de nós sem a saudade das coisas que não existem".
Rubem Alves

"A vida é uma peça de teatro sem direito a ensaios. Por isso cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que se fechem as cortinas e a peça termine sem aplausos".